Meu Cantinho no Japão

1.7.11

Dia 01 de julho é Dia da Vacina BCG


A vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) foi desenvolvida em 1921. Produzida por meio de cepas da bactéria da tuberculose bovina e aplicada sob a forma de injeção intradérmica, imuniza crianças de 0 a 4 anos e adultos.

É indicada para prevenir não só as formas graves da tuberculose, bem como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.

Desde 1976, a vacina é obrigatória para crianças menores de 1 ano de idade; por lei, deve ser aplicada ainda na maternidade em recém-nascidos com peso igual ou superior a 2 kg.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda revacinar todas as crianças em idade escolar, que estejam com 6 anos de idade, independentemente de terem ou não cicatriz vacinal, em razão de dados estatísticos que alertaram para o retorno dessa doença, que já havia sido erradicada do Brasil.


A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch. É uma doença contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa por meio da saliva, sobretudo quando o doente tosse, espirra ou fala, ou por objetos contaminados. Ao ser expelido no ambiente, o bacilo pode permanecer no ar por várias horas, facilitando a contaminação. Um único micróbio pode contaminar uma pessoa, embora, para que ocorra a transmissão da tuberculose, sejam necessárias muitas horas de convívio com uma pessoa contaminada.


Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse persistente por mais de três semanas, acompanhada, geralmente, por escarro com sangue, perda de peso, dor no peito, suor noturno, cansaço e febre no final da tarde.

Felizmente, a tuberculose já tem cura. A doença é detectada por meio de um exame de raio X, exame de escarro e/ou reação intradérmica PPD.
Após o diagnóstico, a pessoa contaminada se submete a um tratamento que dura, aproximadamente, seis meses.
Sem um tratamento adequado, o paciente pode morrer ou sofrer sérias conseqüências. Não convém interromper o tratamento ao desaparecerem os sintomas, pois os bacilos podem permanecer vivos e escondidos em partes dos pulmões, acarretando a reincidência da doença.

fontes: Paulinas
  

Um comentário:

Rejane Lehugeur disse...

Atualmente conforme portaria nº 1602 de 2006 não é mais aplicada a 2ª dose da bcg.